top of page

O preparo da aula – Ferramentas essenciais


Você já deve ter ouvido falar que “uma aula começa antes da aula”. É verdade. Uma aula começa quando o professor dá início a seu preparo, dias antes, quando começa a estudar o assunto, a meditar sobre a lição.

Para preparar uma boa aula de Bíblia, o professor precisa ter a seu alcance algumas ferramentas básicas para estudo e pesquisa. Não importa a faixa etária ou grupo social para quem lecione, é essencial que o professor tenha domínio do assunto e que esteja preparado intelectual, didática e espiritualmente.

  1. Mais de uma versão da Bíblia – impressas ou online, há diversas versões da Bíblia à disposição de todos. Leia os textos-chave da lição em mais de uma versão. Pode ser Almeida Revista e Atualizada (ARA), Almeida Revista e Corrigida (ARC), Nova Versão Internacional (NVI), Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH), Nova Almeida Atualizada (NAA), entre outras. Também são interessantes as paráfrases bíblicas, como a Bíblia Viva (BV) ou A Mensagem (Bíblia em Linguagem Contemporânea).

  2. Dicionário da Língua Portuguesa – impresso ou online, o professor precisa ter o hábito de sempre pesquisar as palavras-chave da lição a fim de se apropriar do seu correto significado (mesmo que ache que já sabe o que significam).

  3. Bíblias de Estudo ou Comentários Bíblicos – há muitas variedades disponíveis no mercado. Procure por aquelas que possam de fato contribuir para a compreensão correta do texto e sua aplicação para a vida – sugerimos a Bíblia da Escola Bíblica, pensada especialmente para colaborar com o professor no preparo de suas aulas (clique aqui para comprar a sua).

  4. Concordância ou chave-bíblica – impressa ou online, é essencial para pesquisar outros textos bíblicos relacionados aos assuntos abordados na lição, e para o aprofundamento bíblico neles. As palavras-chave da lição sempre devem ser cuidadosamente pesquisadas numa concordância bíblica durante o preparo da aula.

Há várias outras ferramentas que podem colaborar no preparo de boas aulas, mas essas quatro são indispensáveis e devem ser usadas na preparação de cada uma de suas aulas.


bottom of page