top of page

O que é Educação por Princípios? (1)

Educação por Princípios é uma abordagem de ensino e aprendizagem que parte do raciocínio sobre verdades bíblicas e identifica os fundamentos do conhecimento, conduzindo à reflexão da causa para o efeito, visando produzir entendimento realizador e caráter cristão. Sua aplicação consistente contribui para formar caráter e erudição baseada numa cosmovisão cristã e líderes servidores aptos a cumprir o propósito de Deus com suas vocações. (Definição da AECEP - www.aecep.org.br)


Neste post, quero destacar a expressão "parte do raciocínio sobre verdades bíblicas". Em Educação por Princípios, a Bíblia é o centro da vida, da cosmovisão. Por isso, em qualquer verdade acadêmica, é possível identificar princípios bíblicos e descobrir a vontade de Deus para a vida. Na prática, não é apenas citar um versículo da Bíblia na aula, mas sim raciocinar a partir da Bíblia a respeito do assunto em questão.


Em Ciências, pode-se adorar ao Criador por sua precisão ao estabelecer o funcionamento da Terra; em Linguagem, expressamos o conhecimento que adquirimos, falamos e abençoamos; em Matemática, aprendemos a administrar tempo, dinheiro, bens, exercitamos a mente; na Geografia, expandimos nossa visão para o mundo e na História, entendemos como Deus tem agido através dos tempos!


Pense nisso, a Bíblia transformará sua vida, sua igreja, sua escola!



bottom of page