top of page

O que é educação por princípios? (2)


Educação por Princípios é uma abordagem de ensino e aprendizagem que parte do raciocínio sobre verdades bíblicas e identifica os fundamentos do conhecimento, conduzindo à reflexão da causa para o efeito, visando produzir entendimento realizador e caráter cristão. Sua aplicação consistente contribui para formar caráter e erudição baseada numa cosmovisão cristã e líderes servidores aptos a cumprir o propósito de Deus com suas vocações. (Definição da AECEP - www.aecep.org.br)


No post de hoje, gostaria de explicar a expressão "formar caráter e erudição baseada numa cosmovisão cristã".


Webster define caráter como: qualidades peculiares, marcadas pela natureza ou hábitos da pessoa e que as distingue de outros. O caráter baseado numa cosmovisão cristã é a expressão pessoal da Palavra de Deus, aplicada a questões do cotidiano e as atividades da vida, numa perspectiva integral, isto é, em todas as áreas da vida, sem separação entre sagrado e profano. Assim o caráter cristão se manifesta na dedicação no trabalho, mas também no descanso para renovo das forças e cuidado do corpo.


A erudição é outra marca da educação por princípios. Um espírito pesquisador, que busca entender as raízes de cada pensamento, que não se contenta com a expressão "alguém me disse", mas que vai além, sempre busca mais. Quando assume determinadas posturas o faz com convicção, amparado por amplo conhecimento acadêmico e bíblico.


Você, professor, busca desenvolver caráter e erudição? Já tinha pensado em ter esses dois alvos para seus alunos?

bottom of page