top of page

O preparo da aula – Cuidado com a procrastinação


A maioria dos professores de Bíblia tem uma rotina lotada durante a semana. São muitas as responsabilidades com a família e o trabalho, ou mesmo com a igreja.

Contudo, assumimos o compromisso de ministrar a palavra de Deus, o que devemos fazer com alegria, temor e tremor. A obra de Deus não pode ser feita de qualquer maneira! (Jr 48.10)

Por isso, não podemos “deixar para amanhã” o preparo de uma aula. A semana voa! Os afazeres diários tomam conta e o sábado chega “num piscar de olhos”.

A aula preparada “de véspera” não pôde ser regada de oração. Não houve tempo para o meditar na Palavra. Nem há mais tempo para fazer as leituras bíblicas comparativas (em várias versões), as pesquisas e os estudos necessários para se ministrar a palavra de Deus com zelo e responsabilidade. Que dizer do tempo para preparar um recurso visual interessante, ou uma dinâmica relevante para a aprendizagem? Quase impossível se já for sábado à noite!

Não caia no erro da procrastinação. O professor de Bíblia deve se disciplinar para começar a preparar a aula com a antecedência necessária para orar, ler, estudar, pesquisar, meditar, criar, produzir – o que for necessário para que sua aula seja relevante, zelosa pela verdade, e de fato proporcione transformação de vidas, porque foi preparada com excelência e temor ao Senhor.


bottom of page