top of page

Ensine seus filhos


A Bíblia está repleta de ordenanças para os pais. A mais importante delas é ensinar a criança no caminho e O Caminho é Jesus. Moisés faz uma recapitulação da lei e a aliança com o Senhor, no livro de Deuteronômio. No capítulo 6 ele diz algo muito que devemos aplicar a vida da nova geração:

Amarás, pois o SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força. Estas palavras que hoje te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te. Também as atarás como sinal da tua mão, e te serão por frontal entre os olhos. E as escreverás nos umbrais da tua casa e nas tuas portas.” Deuteronômio 6: 5-8


Amarás pois o Senhor, teu Deus...

Quando comparamos essa passagem de Deuteronômio com Marcos 12.29, notamos que Jesus acrescenta “amarás o Senhor com todo o teu entendimento”. Amar a Deus com a nossa maneira de pensar envolve cosmovisão bíblica, isto significa olhar para todas as coisas com a mente de Cristo.

Somos chamados para amar a Deus! Esse amor irá transbordar em nossa casa e nossos relacionamentos, em especial com nossos filhos. Ame o Senhor com seu pensamento e não divida a sua mente com este mundo. O mundo confia no dinheiro, no trabalho, na estabilidade e na saúde, mas nós colocamos a nossa confiança naquele que criou o céu e a terra. Como cristãos o que mais devemos almejar é que nossos filhos glorifiquem a Deus desde a tenra infância servindo a Jesus com seus dons e talentos.


Tu as inculcarás...

O dever não é da escola, dos avós, da igreja ou do programa “gospel” da televisão de transmitir a Palavra de Deus para os seus filhos. A ordenança é para os pais “Tu as inculcarás a teus filhos”. No entanto, para imprimir as verdades bíblicas nas crianças precisamos da Bíblia. Ler, meditar, refletir e conversar com elas a respeito de Jesus enquanto caminhamos.

Ter as Escrituras estampadas em nossos corações farão a diferença na forma como ensinamos nossos filhos em todas as etapas de suas vidas. Com quem se casar? No que trabalhar? Como se relacionar, perdoar, estudar? Onde congregar? Essas e outras perguntas nos serão feitas e todas elas devem ser respondidas pela ótica do Evangelho de Cristo.


E as escreverás...

Deus deseja que a Sua Palavra esteja diante dos nossos olhos o tempo todo. Você já pensou em fazer plaquinhas com versículos bíblicos? Deixar um versículo no meio da lancheira do seu filho? Estampar na xícara ou no prato que ele usa todos os dias um mandamento do Senhor? Comunique a Palavra, transmita as futuras gerações os grandes feitos do Senhor. Seja através de um imã de geladeira, ou na maçaneta da porta, um quadro ao lado da cama.


Use a criatividade e encha a sua casa com a viva Palavra do Senhor, cantada, recitada ou escrita.


Nós, equipe da Editora Cristã Evangélica oramos por vocês, queridos pais e filhos:

“O SENHOR te abençoe e te guarde; O SENHOR faça resplandecer o rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; O SENHOR sobre ti levante o rosto e te dê a paz. Números 6: 24-26


Por Ivy Corazza


Confira os nossos materiais que abrangem este tema para o ensino bíblico!



bottom of page