top of page

Pais: sejam fortes e corajosos


Embora maio seja considerado o “mês da família”, agosto pode ser chamado o mês dos pais. Certa vez, o pregador John Piper afirmou que “pais existem para revelar a paternidade de Deus”. Quando lemos o salmo 103 concordamos com Piper. “Assim como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor se compadece daqueles que o temem.” Salmos 103.13

Foi Jesus quem nos ensinou chamar Deus de Pai. E para nos relacionarmos com Deus Pai, precisamos aprender com Jesus a confiar, nos entregar, agradar, adorar e acima de tudo: amar a Deus com todo coração, alma, forças e entendimento. Somente Cristo é capaz de nos ensinar, com perfeição, a sermos filhos amorosos e obedientes.

E como aprender sobre paternidade a luz das Escrituras? Olhando para o próprio Deus Pai. Um dos textos mais conhecidos e citados da Bíblia é Josué capítulo 1. Ali vemos claramente o Senhor tratando Josué como um filho, animando, encorajando e alertando. Logo após a morte de seu amigo e líder Moisés, podemos imaginar a tristeza no coração de Josué. Mas, o Senhor que se compadece daqueles que o temem lhe disse:

Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei. Sê forte e corajoso, porque tu farás este povo herdar a terra que, sob juramento, prometi dar a seus pais. Tão somente sê forte e mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares;” Josué 1. 5-7

Esse texto é um convite a olharmos para o Senhor e como Ele trata seus filhos e o que Ele espera de nós. A parte de Josué era ser forte e corajoso. Ele também deveria meditar na lei do Senhor de dia e de noite e não se desviar da Palavra do Senhor. Se ele obedecesse ao Senhor certamente iria fazê-lo ser bem-sucedido em todas as área da sua vida.


Que Pai maravilhoso é Deus. Olhe para o Senhor e você será iluminado (Salmos 34-5). Que Ele lhe abençoe nesse ministério tão lindo que é a paternidade. E lembre-se: Seja forte e corajoso!


Por Ivy Corazza


Confira os nossos materiais que abrangem o tema Paternidade!



bottom of page